Soneto da Separação


De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez o drama.

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

Vinícius de Moraes

2 sutilezas:

Filho do Homem disse...

Adoro teus textos selecionados ... esse não conhecia .... mas deveria passar a conhecer mais de Vinicius de Morais (tenho akele Documentario + livro de sonetos dele, mas nunca tomei coragem de ler).

Se é o que estou pensando que é, mesmo não sabendo nada além da blogosfera.

Mantenha-se ocupada o maximo de tempo e evite ficar sozinho o maximo que puder(pelo menos está funcionando para mim, vão fazer 2 meses de separação, nessas horas nós mesmos somos as piores pessoas para nos fazer compania.


E não fique pensando nisso não, embora seje quase impossivel, sabe ...

As coisas realmente boas acontecem "quando estamos distraidos" e não pq queremos que aconteça.

See ya

*acho que essa foi a sutileza menos desconexa que já deixei para você. As vezes impera ordem nesta mente confusa ;)

. disse...

Bom te ver de novo por aqui :)
Eu realmente adoro Vinicius de Moraes e também tenho o Documentário + Livro de Sonetos. Posso dizer que , pra uma fã como eu, ambos são objetos de imeeeeeeensurável estima :o) E são incríveis para se entender toda a construção dos textos e poemas do Vinicius.Sem dúvida, o 'poeta poetinha' sabia falar de amor porque foi o amor que o alimentou a vida toda, amou como pode e teve a grande sorte de ter sido realmente amado.( Por várias, acredito :o)

Quanto as recomendações, eu agradeço de verdade :) Mas acho que ,por mais que tentemos, por melhores que sejam as companhias, as 'ocupações', temos de ter o tempo de 'velar os mortos, chorar por eles e depois esquecê-los'. E esse ritual pode demorar pouco mais do que a gente espera...Mas 'os mortos vão' e a nós resta o resto da vida, as outras pessoas, o recomeço. A vida é isso. Diariamente nascer e morrer :)

*Adorei a sutileza :)

Postar um comentário